domingo, 30 de noviembre de 2008

Um pouco de história

A insulina foi descoberta no verão de 1921 por Sir Frederick Grant Banting como conseqüência de uns experimentos realizados nas aulas do Prof. John J. R. MacLeod, professor de fisiologia da Universidade de Toronto.

Banting tinha mostrado muito interes pela diabetes e tinha seguido de perto os trabalhos de Shafer e outros, os quais tinham observado que a diabetes estava ocasionada pela carência de una proteína originada nas células dos ilhotes de Langerhans e que tinham denominado insulina. Shafer suporia que a insulina controlava o metabolismo do açúcar no sangue e sua eliminação pela urina, de tal jeito que a carência ocasionava una excreção urinaria aumentada. Sem embargo, seus intentos por suprir esta deficiência de insulina administrando aos pacientes diabéticos extratos de pâncreas tinham fracassado, provavelmente devido à presença de enzimas proteolíticas nos extratos pancreáticos.

EM 1921, Banting leu uma publicação de Moses Baron na que se demonstrava que a ligadura do conduto pancreático ocasionava a degeneração das células produtoras da tripsina, embora que os ilhotes de Langerhans permaneciam intatos.

Banting conseguiu convencer a MacLeod para que, durante as ferias deste o assinara um ajudante e o permitisse utilizar seus laboratórios. Charles Best, estudante de química foi o encarregado de isolar a suposta proteína.

Em sôo nove semanas, lutando contra tempo, Banting e Best ligaram o conduto pancreático de vários cães e obtiveram um extrato de pâncreas livre de tripsina. Depois, provocaram uma diabetes experimental em outros cães e, uma vez desenvolvida a doença, comprovaron que a administraçao do extrato de pâncreas dos primeiros reduzia ou anulava a glicosuria dos segundos. Tinham descoberto a insulina.

Como conseqüência deste descobrimento, MacLeod e Banting receberam em 1923 o Premio Nobel de Medicina.

Gonzalo Reto

No hay comentarios: